Como é bom quando se pode ler um texto ao mesmo tempo claro e rico em informações. Direto e objetivo mas abrangente.
Quando quero afinar o meu violão rapidamente clico em
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fa/Standard-Stimmung.mid
.
A primeira coisa que faço para tocar violão é afinar seus sons: colocar seus sons no padrão de alturas estabelecido pela História da Música, pela tradição dos instrumentos. Dito de outra maneira, afinar é ajustar o tom da nota de modo que produza o mesmo número de vibrações que o tom padrão. Claro, há também músicas com arranjos diferentes que exigem afinações fora do padrão, mas deixo isso para músicas especiais.
ALTURA: AGUDOS E GRAVESOs sons mais agudos são percebidos como mais finos, mais claros, mais altos e tem uma vibração mais rápida, ou seja, uma freqüência mais alta, maior número de vibrações por segundo. Os sons mais graves são considerados mais grossos, mais escuros, mais baixos, mais pesados pela maioria e de fato tem uma freqüência mais baixa, menor número de vibrações por segundo.
A altura do som produzido por uma corda de violão depende da espessura, do comprimento e da tensão, isto é, da força física com que esta corda foi esticada.
Os sons mais agudos são gerados pelas cordas com espessura mais fina. A corda mais fina do violão é a chamada 1ª corda e quando bem afinada deve gerar uma nota mi agudo (em inglês, e). A 2ª corda deve gerar a nota si (b), a 3ª corda deve gerar a nota sol (g), a 4ª corda, a nota ré (d), a 5ª, lá (a) e a mais grossa, chamada 6ª corda, a nota mi grave (e).
Resumindo:
1ª corda = mi agudo = e
2ª corda = si = b
3ª corda = sol = g
4ª corda = ré = d
5ª corda = lá = a
6ª corda = mi grave = e.
Quanto maior a força exercida sobre a corda, ou seja, quanto mais alta a tensão, mais agudo fica o som. No violão a tensão das cordas é controlado pelas tarraxas chamadas cravelhas. A

Muitos violões já vem com afinador digital. Isso não quer dizer que o violão se afine sozinho. O que chamam de afinador na verdade é um medidor de freqüência. Se o ponteiro passar da posição vertical para a direita, o som está agudo demais. Então é preciso soltar, afrouxar a corda girando a cravelha lentamente até o som ficar mais grave.
Para quem não tem nenhuma prática em afinar violão, é melhor pedir ajuda de alguém que saiba fazê-lo. Observe com muita atenção seu procedimento. Concentre seu olhar e aguçe seus ouvidos. Peça para repetir se não registrou algum segredo.
Nunca use muita força, toque a corda com leveza. Uma corda puxada com muita força gera inicialmente um som mais agudo do que o normal.
Quando dois sons estão um pouco desafinados, produzem uma onda resultante constituída por batimentos ou seja, uma variação periódica da amplitude. A freqüencia da variação peródica vai ser igual à diferença entre as freqüências de cada um dos sons. Quando afino dois instrumentos ou duas cordas entre si, minha tarefa é reduzir estes batimentos praticamente a zero.
E porque não reduzo os batimentos a zero total? Por causa de uma pequena diferença necessária para fechar o círculo das quintas chamada coma pitagórica. Na afinação temperada, a afinação das quintas não é perfeitamente justa, mas um nadinha abaixo.
Esse nadinha é explicado num artigo científico por Alexandre Torres Porres e Jônatas Mazolli, da Universidade Estadual de Campinas em http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000102005000100016&script=sci_arttext
Se você já conhece a afinação pitagórica, pode pular o próximo artigo.
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