Amo o som deste instrumento desde quando tinha 5 anos de idade e me infiltrava nas rodas que se formavam ao redor de quem tocava. Quando via algum violão deixado às pressas em um canto acariciava-lhe as cordas para escutar seus timbres e seus harmônicos. Agora faço alguns apontamentos: afinação, constituição, notas naturais e alteradas, acordes de gavetão, postura. Mais tarde aprendo os acordes com 6ª, 9ª, 11ª, 13ª, 5ª diminuta, etc e tal

sábado, 15 de agosto de 2009

Afinação temperada

Seja bem-vindo.


Quando quero afinar meu violão clico no link abaixo que é da Wikipedia em alemão. Este link abre meu player e toca as notas mi grave (corda mais espessa), lá, ré, sol, fá e mi agudo (corda mais fina).


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fa/Standard-Stimmung.mid


Com o passar dos milênios vários sistemas de afinação foram adotados. Vejamos a evolução do sistema de temperamento, que tenta resolver o problema da coma pitagórica de maneira equivalente.

Temperamento igual

O sistema de afinação de temperamento igual (em inglês equal temperament , em francês gamme tempérée, em alemão gleichstufige ou gleichschwebende) foi calculado pela primeira vez em 1584 por Chu Tsai-yü (Huaiqing 1536 - Henan, hoje Quinyiang 1610), em que a oitava era dividida em 12 intervalos iguais com a razão de 1 : 1,05946309 entre as freqüências de cada semitom vizinho porque este número multiplicado 12 vezes por ele mesmo dá o número 2

Ou seja
1,05946309 x 1,05946309 = 1,12246204
1,12246204 x 1,05946309 = 1,1892071
1,1892071 x 1,05946309 = 1,25992103
1,25992103 x 1,05946309 = 1,33483983
1,33483983 x 1,05946309 = 1,41421353
1,41421353 x 1,05946309 = 1,49830704
1,49830704 x 1,05946309 = 1,58740101
1,58740101 x 1,05946309 = 1,68179278
1,68179278 x 1,05946309 = 1,78179738
1,78179738 x 1,05946309 = 1,88774856
1,88774856 x 1,05946309 = 1,99999992 que é praticamente 2



Mas esse cálculo ainda não havia chegado à Europa quando o italiano Gioseffo Zarlino (Chioggia, 22 de março de 1517 - Veneza, 4 de fevereiro de 1590)


































Freqüências das notas segundo os três sistemas, dó = 264 Hz. Veja que fá, a quarta justa de dó, fica um pouco mais agudo no sistema temperado e a terça mi e a quinta sol, um pouco mais graves.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Cursando mestrado em Educação (UFRGS), conhecido compositor, arranjador e regente da Orquestra Infanto-Juvenil do Projeto Prelúdio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre(antiga Escola da UFRGS); de 1986 a 88 professor de História da Música e de Hinologia na Escola Superior de Teologia (EST); de 1985 a 86 coordenador do Departamento de Música Sacra da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), quando criei o Festival de Música (MUSISACRA) - Bacharel em Música, com Habilitação em Órgão pelo Instituto de Artes da UFRGS em 1985, estudei com Marieta Heuser (Piano), Leo Schneider (Órgão), e também com Renzo Buja (Interpretação - Itália), Isolde Frank (Flauta doce), Wolfgang Dallmann (Barroco - Alemanha), Eduardo Ostergreen (Regência e Repertório Coral - USA), Arlindo Teixeira (Regência), Frei Emílio Scheidt (Canto Gregoriano, Contraponto - Brasil) - Willy Correa de Oliveira (Música Contemporânea - Brasil) Visitei órgãos de Blumenau, Curitiba, São Paulo, Rio, Lisboa, Madri, Berlim, Hildesheim. Veja abaixo meus outros blogs de organista, professor e pesquisador.